Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Discernindo a vocação

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Quando falamos em vocação, sobre o que você pensa? A palavra vocação vem do latim [vocare] que significa "chamado". E ao associarmos isso com nossa vida de cristão, já parou para pensar e perguntar a Nosso Senhor, o que Ele quer de você e a que Ele te chama? Lembrando que para haver um chamado é necessário haver uma escuta, pensando nisso, segue abaixo 4 conselhos para discernir a vocação escritos pela Pastoral Vocacional de Formosa - GO:


"1º Conselho – Oração
A oração é elemento essencial de uma vocação. Para bem discernir é preciso também dedicação à vida de oração e encontro com Jesus. Oração é o exercício da alma que busca a Deus. Pedir ao Senhor as luzes do seu Divino Consolador para que possamos ser iluminados no discernimento da nossa vocação. Vale mais dedicar-se em oração do que mil obras nessa terra. Tire tempo para rezar. Tenha práticas de devoção Mariana como à reza do Santo Rosário. Faça momentos de adoração e participe da Santa Missa sempre que puder. Não pare naquilo que é dever, vá além do que lhe é pedido. A oração é como a lanterna nos mostrando o caminho. Sejamos homens de oração

2º Conselho – Vida Comunitária
Um elemento importante para a Vocação está presente na vida comunitária. Aquele que almeja uma vocação deve estar presente e ser participante da vida comunitária, de maneira que possa viver a fraternidade e o dom do outro, que é a imagem de Cristo. É preciso uma vivência comunitária para poder estar apto a missão e ao acolhimento. Essa vivência deve ser ainda mais especial para aqueles que buscam uma especial consagração ao Senhor. O vocacionado deve estar atento para viver em comunidade na busca do diálogo, da partilha, do perdão e da caridade. Contudo, isso não está somente válido para as vocações de especial consagração, também os que almejam o matrimônio devem estar preparados a viver a vida de comunidade como momento de especial predileção para a partilha e a prática das virtudes.

3º Conselho – Direção espiritual.
Os bons amigos procuram sempre o nosso bem e nos encher das mais intensas alegrias que vem de Deus. O que dizer então do amigo de nossa alma? O diretor espiritual é o amigo que nos ajuda na busca da Santidade de vida. A Direção espiritual é também um forte impulso para aqueles que buscam uma vocação. O diretor espiritual é aquele que nos ajuda a amadurecer na fé e na experiência do encontro com Cristo. Procure um diretor espiritual que seja de sua confiança e que conduza você aos caminhos da santidade de vida. Não tenha reservas com ele, diga todos os seus anseios, medos alegrias e dúvidas. São Josemaría Escrivá dizia que: “Quem oculta ao seu Diretor uma tentação, tem um segredo a meias com o demônio. – Fez-se amigo do inimigo”. A sinceridade e a busca da verdade são elementos indispensáveis para sermos bons dirigidos.

4º Conselho – Escutar outros vocacionados.
Converse com vocacionados que já estão mais maduros em sua caminhada vocacional: bispo, padres, seminaristas. Etc. Escute suas histórias e suas expectativas. Ouvir outros vocacionados é uma maneira de também responder a muitos questionamentos, medos e anseios que estão em nosso coração. Pergunte! Faça questionamentos para estes irmãos e procure saber mais sobre os lugares de formação e a vida de cada comunidade que você almeja ser participante. “Ir, escutar e incendiar o coração”."



Já pensou em ser Carmelita? Entre em contato com as irmãs, e elas esclarecerão suas dúvidas. Em breve postaremos sobre como é feito o discernimento vocacional no Carmelo, e as etapas de formação das irmãs. Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário