Sejam Bem Vindos,
Louvado Seja O Nosso Senhor Jesus Cristo
R. Para sempre seja louvado!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Santa Madre Teresa de Jesus


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Irmãos, hoje iniciamos a abertura para o V Centenário de nascimento de nossa Santa Madre fundadora, Teresa de Jesus. O Carmelo está em festa, assim como toda nossa Igreja! Vejamos um pouco sobre quem é esta grande santa.

Quem é Teresa de Jesus?
Teresa de Jesus, também conhecida como Teresa de Ávila é uma mulher que fala de Deus – Fala dEle como de Alguém conhecido.

Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu em Ávila (Espanha), a 28 de março de 1515, Filha de Alonso de Cepeda e Beatriz e Ahumada, encontra acolhida e amor por parte dos pais, juntamente com seus 11 irmãos. Aos sete anos, junto com seu irmão Rodrigo, decide fugir para as “Terras dos Mouros” a fim de serem decapitados por Cristo (V 1,5); mas foi uma fuga mal sucedida. 

Na manhã de 02 de novembro de 1535, Teresa foge novamente de casa, pois seu pai era contra sua decisão de ser monja. Ingressa no Mosteiro Carmelita da Encarnação, em Ávila. E, em 03 de novembro de 1537, faz sua profissão religiosa. 

Em 1560 com a idade de 45 anos e como fruto de uma intensa evolução espiritual, Teresa, com algumas companheiras do Mosteiro da Encarnação, começou a pensar na possibilidade de fundar um convento onde pudesse viver uma vida carmelitana mais perfeita: retornar à Regra Primitiva da Ordem, vida de solidão, mortificação e oração e, especialmente, a vida fraterna. (V 32,9-10).

Assim, a 24 de agosto de 1562, à exposição do Santíssimo Sacramento e o repique da campainha anunciam a Fundação do Mosteiro de São José de Ávila e a tomada de Hábito das quatro primeiras carmelitas descalças. (V 36,5). Dona Teresa de Ahumada passa a ser Teresa de Jesus.

Teresa – Mestra de Oração
A oração ocupa papel central em sua vida e em sua doutrina. Teresa de Jesus assim define a oração:

"Para mim, a oração não é senão tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com 
Quem sabemos que nos ama." (V8,5)
Teresa de Jesus também deixa consignado em suas obras um método completo de oração, estudando todas as etapas que deve percorrer a pessoa para chegar aos últimos graus de intimidade com Deus. Aos 54 anos de idade, Santa Teresa começa a caminhar como inquieta andarilha a fim de fundar outros mosteiros. Ao todo, 17 conventos num período de 20 anos.



Em 04 de outubro de 1582, morreu em Alba de Tormes (Espanha). Foi beatificada em 1614 e canonizada em 1622. Graças aos seus escritos espirituais, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja, em 27 de setembro de 1970.

A Ordem do Carmelo em 2015 celebrará o V Centenário de vida desta grande Santa e prepara-se estudando as Obras de sua Fundadora.


As principais obras de Santa Teresa são: Livro da Vida, Caminho de perfeição, Castelo interior (ou Moradas), Fundações e Cartas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário